Buscar
  • Vivianne Geber

Missão: Médicos Operativos

Atualizado: 17 de Ago de 2018

E por falar em filmes comoventes, “Até o último homem” é um daqueles que não tem como não se emocionar. Com seis indicações ao Oscar, o longa, dirigido por Mel Gibson, é baseado na história real de Desmond Doss, jovem adventista que travou uma batalha pessoal com o Exército dos Estados Unidos, pois queria servir como médico, mas se recusava a pegar em armas. Durante a Batalha de Okinawa, na Segunda Guerra Mundial, ele salvou mais de 75 homens e foi condecorado.

O médico militar sempre atuou em condições limitadas, com restrição de recursos materiais e humanos, cuidando daqueles que estão em um ambiente crítico ou de combate.

Ele é tão essencial para o êxito da missão que o Ministério da Defesa pretende criar, no Brasil, um centro de excelência no treinamento médico operativo, visando tanto ao atendimento de feridos em combate como à resposta médica a eventos com múltiplas vítimas, em catástrofes naturais ou provocadas pelo homem.

A Marinha já possui um Centro de Medicina Operativa voltado às suas inúmeras

atividades, por ser necessária uma estrutura de apoio específica para a manutenção da higidez e para o tratamento de doenças e lesões típicas do nosso militar.

Os navios são meios operativos sujeitos às mais adversas situações de insalubridade. As tripulações executam rotineiramente atividades de alto risco de acidentes

e ainda contam com o estresse característico da rotina de bordo. Nos submarinos, o militar também sofre com o confinamento em espaço exíguo e com as oscilações de pressão, temperatura e umidade. Isso sem falar do ambiente profissional dos fuzileiros, mergulhadores, aviadores etc.

O médico operativo na Marinha, portanto, é responsável pelo apoio de saúde: às operações navais de superfície e com submarinos; às operações anfíbias; às atividades de mergulho, de aviação e às desenvolvidas em ambiente glacial, como na região Antártica; à defesa nuclear, radiológica, química e biológica e à odontologia operativa.

Como se vê, a medicina operativa, hoje, além de uma questão de saúde, é uma questão de estratégia.


#blogbrasil #viviannegeberblog #missaopresal2025

#missaoterrafirme #vidadeautora #vidademilitar

#missaodevida #missaomilitar

#medicosoperativos


559 visualizações3 comentários

© 2018 por Vivianne Geber

Todos os direitos reservados.
O conteúdo é protegido pela lei dos direitos autorais. É obrigatória a citação da fonte ao utilizá-lo.