top of page
Buscar
  • Foto do escritorVivianne Geber

Missão: Tamandaré

E dezembro chegou.

Correria, festas, árvores coloridas, amigo oculto, presentes, abraços, família, carinhos e promessas.

Sou suspeita para falar. É o mês do meu aniversário. Adoro. Aliás, meu e do patrono da Marinha, o Marquês de Tamandaré — Almirante Joaquim Marques Lisboa.

Para quem não sabe, Tamandaré foi inscrito no livro de heróis da pátria por ter participado ativamente da formação do Brasil, integrando os mais importantes conflitos da nossa história. Começou pelas batalhas decorridas da Independência, em 1823, quando tinha apenas 15 anos. Esteve na Guerra da Cisplatina, na Confederação do Equador, nos conflitos do período regencial e na Guerra do Paraguai.

Vários livros contam suas conquistas — de perfil histórico a quadrinhos. O mais recente é deste ano, o "Velho Marinheiro: a História da vida do Almirante Tamandaré", de Alcy Cheuiche, da Editora L&PM. Uma boa pedida para o Natal (#DeLivroNesteNatal).

Tamandaré faleceu em 1897 e deixou um pedido expresso para sua morte:

Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir a minha pátria e prestar alguns serviços à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva: "Aqui jaz o velho marinheiro".

Assim foi feito.

Em 1994, seus restos mortais foram transladados para a cidade em que nasceu, Rio Grande, para o Panteão Almirante Tamandaré, localizado no Comando do 5º Distrito Naval, onde se encontram até hoje. Junto ao Panteão, o Fogo Simbólico, com a chama permanentemente acesa, simbolizando o espírito heroico do patrono da Marinha.

O Dia do Marinheiro é celebrado no Brasil no aniversário dele. A cerimônia acontece, anualmente, no dia 13 de dezembro, quando ocorre a imposição da Medalha Mérito Tamandaré, também em sua homenagem. A condecoração, criada em 1957, é destinada às autoridades, instituições, civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições navais.

Parabéns, Almirante Tamandaré, pela sua vida e pelos seus anos de serviço à Marinha!

Parabéns a todos os Marinheiros e aos condecorados!

Aproveito para desejar um feliz Natal e um ano novo de paz e harmonia.

Em janeiro estou de volta.



327 visualizações2 comentários
bottom of page