top of page
Buscar
  • Foto do escritorVivianne Geber

Missão: Aviadores Navais

Atualizado: 25 de ago. de 2018

Hoje é um ótimo dia para lembrar de TOP GUN – Ases indomáveis, filme que revelou Tom Cruise nos anos 80 e que contava as aventuras e dramas de Maverick, piloto de jato da Marinha americana. Sua tão esperada sequência está prometida para junho de 2019.

O filme, à época, foi responsável pelo aumento de 500% no recrutamento de candidatos a piloto na Aviação Naval dos EUA e até havia boatos de que a ideia teria sido da própria Marinha.

Por Matthew Bookwalter (imagem da internet)

No Brasil, não foi diferente. Tenho vários amigos que decidiram seguir a carreira de piloto por causa das manobras aéreas de Maverick. E não se desapontaram.

A Aviação Naval brasileira, criada antes mesmo da Aeronáutica, em 23 de agosto de 1916, está sediada na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, com esquadrões de asa fixa e rotativa, além dos esquadrões de helicópteros distritais, em Manaus, Ladário e Rio Grande.

Os meios aeronavais são empregados nas mais diversas operações, colaborando com a defesa aeroespacial e a proteção das Forças Navais. Participam de comissões hidrográficas, de operações na Antártica e apoiam missões humanitárias, de busca e salvamento e de defesa civil em situações de calamidade pública, tais como enchentes, incêndios florestais e desastres ambientais.

Por Rob Schleiffert, AF-1 Falcao (A-4 Skyhawks) (imagem da internet)

Fazemos parte de um seleto grupo de marinhas capazes de operar tanto aviões de alto desempenho como helicópteros embarcados, inclusive, no período noturno.

Falando nisso, o recém adquirido Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico entrou nas áreas jurisdicionais brasileiras, pela primeira vez, na semana passada. O navio, que possui acomodação para abrigar 800 tripulantes, poderá operar, simultaneamente, com até 7 aeronaves no convoo e 12 helicópteros no hangar.

Sem dúvida, uma importante contribuição para as operações aeronavais.

Parabéns aos aviadores navais pelo dia de hoje! 

"No ar, os homens do mar".


298 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page