Buscar
  • Vivianne Geber

Missão: Autoridade Marítima

Recentemente, um naufrágio de duas embarcações na Baía de Sepetiba, no Rio, deixou 11 pessoas mortas. Uma tragédia. A Marinha, junto ao Corpo de Bombeiros, durante dias, realizou as buscas dos desaparecidos e todos foram encontrados.

Sim, a Marinha. Pois ela possui, além de seu papel principal como Força Armada, a atribuição subsidiária de Autoridade Marítima.

Tem que tomar conta de mais de 7 mil quilômetros de litoral. E não pense que as Águas Jurisdicionais Brasileiras (esse é o nome técnico) se resumem a isso. O Brasil possui uma rede hidrográfica formada por gigantescos rios (Amazonas, São Francisco, Tocantins, Araguaia, Paraguai, Parnaíba, Uruguai, Paraná, para citar alguns), reunindo as maiores bacias hidrográficas do mundo. Nem preciso dizer que a Bacia Amazônica é a maior do planeta.

Por Mariordo - Rio Amazonas: Encontro das águas rio Solimões e rio Negro (imagem da internet)

Agora já imaginou controlar tudo isso? Fazer a salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação, prevenir acidentes de poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio? A Autoridade Marítima é a responsável por tudo isso e exerce suas atividades, em especial, por meio de suas Capitanias, Delegacias e Agências, espalhadas pelo vasto território nacional. Também elabora regras sobre segurança das embarcações, da tripulação, dos passageiros, da carga, das rotas, dos portos, dentre inúmeras outras, fiscaliza, faz inspeções navais e apura infrações. É um grande desafio e, mesmo assim, acidentes acontecem, não dá para prever o imprevisível. Assim, para que ela possa exercer suas atividades de maneira eficiente, que tal colaborar? De nada adianta ignorarmos as condições climáticas para a navegação, conduzirmos uma lancha alcoolizados, superlotarmos uma embarcação ou não usarmos colete salva-vidas. Portanto, faça a sua parte.


#blogbrasil #viviannegeberblog #missaopresal2025

#missaoterrafirme #vidadeautora #vidademilitar

#missaodevida #missaomilitar

#missaoautoridademaritima

0 visualização

© 2018 por Vivianne Geber

Todos os direitos reservados.
O conteúdo é protegido pela lei dos direitos autorais. É obrigatória a citação da fonte ao utilizá-lo.